Inicial / Palestrantes de 2016

Palestrantes de 2016

Jan Bitoun
Professor UFPE
Graduado em geografia pela Universidade de Paris X, Nanterre (Licence 1970, Maitrise 1971) e pós-graduado em Geografia Humana e Organização do Espaço na Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne (Doutorado, 1981). Professor do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco, de 1979 até o presente, com atuação na Graduação e na Pós-Graduação que coordenou (1984-1992; 2004-2008). Geógrafo urbano, trata desde a sua formação: i) da Urbanização, em relação a ruralidades, a regiões e políticas de desenvolvimento territorial e regional; ii) das Cidades, especialmente do Recife e da Região Metropolitana, dando ênfase à desigualdade socioespacial, aos assentamentos precários e à relação entre geografia e política de desenvolvimento urbano; iii) de políticas públicas, especialmente de saúde e de meio-ambiente urbano (a partir do século XXI). Teve experiências de trabalho em secretarias da cidade do Recife (1993-1997 e 2001-2002), participa desde 1998 da Rede Observatório das Metrópoles e colabora a Rede de Estudos sobre Cidades Médias. Coordenou ou participou de vários trabalhos de consultoria técnica local e nacionalmente (nesses especialmente sob a forma de tipologias), tendo publicado trabalhos acadêmicos relacionados a esses trabalhos técnicos. No primeiro Conselho Nacional das Cidades (2003), representou a AGB (Associação dos Geógrafos Brasileiros) e no decorrer da sua trajetória, manteve uma postura de geografia "ativa", não utilitarista, mas capaz de colaborar criticamente a redefinições de políticas, de modo a superar manutenções de situações de invisibilidade de segmentos sociais e de insuficientes apreensões da diversidade do uso do território brasileiro.
Geovany Jessé Alexandre Silva
Professor UFPB
Pós-Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Lisboa, Portugal (2015-2016). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2008-2011), Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-UnB. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006-2007). Atualmente é Professor em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, atuando na graduação e pós-graduação (PPGAU - Arquitetura e Urbanismo - e PPGECAM - Engenharia Civil e Ambiental), com participação e colaboração em projetos de pesquisa junto ao "Laboratório do Ambiente Urbano e Edificado" (LAURBE-DAU-UFPB), "Laboratório de Sustentabilidade Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo" (LaSUS-FAU-UnB), do Grupo de Pesquisa "A Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo" (FAU/UnB-CNPq), e no "Grupo de Estudos Estratégicos e de Planejamento Integrados" (GEEPI/UFMT-CNPq). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com publicações em periódicos, livros e capítulos nessa área, com ênfase em Adequação Ambiental Arquitetônica e Urbanística, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura e Urbanismo, Projeto Arquitetônico, Projeto de Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Produção do Espaço Regional. Linha de Pesquisa de Doutorado: Paisagem, Ambiente e Sustentabilidade. Linha de Pesquisa do Pós-Doutorado: Projetos de Arquitetura e Urbanismo mais Sustentáveis. Em 2012 recebeu o Prêmio Capes de Tese, menção honrosa, como resultado do seu trabalho final de doutoramento pela FAU-UnB, Brasília.
LÍvia Izabel Bezerra de Miranda
Professora da UFCG
Possui doutorado em Desenvolvimento Urbano e Regional (2007), mestrado em Geografia (1997) e graduação em Arquitetura e Urbanismo (1992) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, exerce a função de professor Adjunto no Curso de Arquitetura e Urbanismo, na Unidade Acadêmica de Engenharia Civil (UAEC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É pesquisadora no Observatório de Políticas Públicas e Práticas Sócioambientais (UFPE) e na Rede Observatório das Metrópoles (INTC - IPPUR/UFRJ). Vem aplicando seus conhecimentos acadêmicos, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional, Serviços Urbanos e Ambientais, Geografia Urbana, Habitação de Interesse Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Técnicas de Avaliação Urbano e Regionais, Planejamento e Gestão do Espaço Urbano.
Gesinaldo Ataíde Cândido
Professor da UFCG
Professor Titular em Administração Geral da UFCG, Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1995) com atuação nos cursos de graduação em Administração e Engenharia de Produção da UFCG. Professor permanente junto ao Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da UFCG e do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPB. Líder do GEGIT (Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia), cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Membro de conselho editorial e avaliador de vários de vários periódicos científicos e referee em vários eventos científicos no Brasil e no exterior. Atualmente coordena três projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento. Seus atuais temas de pesquisa e linhas de pesquisa de interesse, envolvem: Competitividade Sistêmica e Desenvolvimento Local, Inovação e Sustentabilidade, Energia e Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável e Sistemas de Indicadores, Gestão de Recursos Naturais, Inovação Tecnológica, Tecnologias Sociais, Administração e Sociedade.
Luiz Eugênio Pereira Carvalho
Professor UFCG
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino, Meio Ambiente e Cidade (GEMAC).
Mauro Barros Filho
Professor UFCG
Professor e pesquisador do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Brasil, onde ensina, desenvolve pesquisas, orienta alunos e participa de bancas de avaliação. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1993), especialização em geoprocessamento pela UFPE (1997), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela UFPE (2000) e doutorado em Desenvolvimento Urbano pela UFPE (2006) com sandwich no Centre for Advanced Spatial Analysis (CASA) da University College London - UCL (2004/2005). Fez curso de Pós-Graduação em Regularização de Assentamentos Informais e Gerenciamento do Solo pelo Institute for Housing and Development Studies (HIS) da Erasmus University de Roterdã (2008).
Print Friendly, PDF & Email